Confira as principais notícias

5 características de equipes de TI prontas para a era digital

10/01/2020 - Fonte: Cio
TI tem se tornado cada vez mais estratégica, integrando-se aos negócios e impulsionando os resultados corporativos

Os avanços e as mudanças tecnológicas estão reformulando o mercado de trabalho do futuro. Com isso, as oportunidades e o posicionamento da TI vêm passando por transformações importantes, impulsionando a vantagem competitiva das empresas.

Para atender as novas demandas, os profissionais de TI precisam equilibrar o seu trabalho tradicional com uma atuação mais estratégica. Nesse sentido, as equipes devem adotar algumas diretrizes que gerarão impacto para toda a infraestrutura corporativa.

- Crescimento individual

Para criar uma cultura digital, os profissionais da equipe de TI devem iniciar a sua própria jornada de crescimento. A incorporação de feedback pode ajudar os colaboradores a se adaptarem a novas formas de trabalhar e a progredirem profissional e pessoalmente. Utilizando as estratégias corretas, os líderes de TI podem auxiliar no aprimoramento de habilidades técnicas e de soft skills, como inteligência social e emocional.

- Aceitação de riscos

Com as rápidas transformações da tecnologia, os profissionais de TI devem estar prontos para assumir riscos e lidar com situações desconfortáveis. Essa abordagem permite que os colaboradores trabalhem para além dos limites do que é tradicionalmente oferecido, impulsionando as mudanças necessárias da era digital. É fundamental que a equipe entenda que, mesmo que um projeto não atinja os seus objetivos, há informações valiosas que podem ser aproveitadas para a melhoria das iniciativas.

- Integração de equipes

Hoje, a colaboração entre a equipe de TI e as áreas de negócios são fundamentais para os resultados organizacionais. Um levantamento realizado pela PwC descobriu que 64% das empresas percebem a falta de integração entre a TI e os negócios como uma barreira para iniciativas digitais. Para os especialistas, os profissionais de TI devem quebrar os silos organizacionais e vincular as principais funções da empresa, como finanças, RH e marketing, reunindo diferentes partes interessadas para a resolução de problemas em comum.

- Diversidade

As melhores equipes incluem talentos diversos. Seja para fornecer conhecimento especializado em sistemas de TI tradicionais, arquitetura de soluções ou desempenhar um papel mais generalista, os profissionais devem encontrar o que melhor se ajusta aos seus conjuntos de habilidades, interesses e competências. Ao criar equipes que mesclam elementos de diferentes arquétipos, o time de TI pode atender às necessidades dos novos talentos.

- Criação de estratégias

Ao atuar em parceria com os negócios, as equipes de TI deve, pensar na estratégia e depois descobrir processos, ferramentas e tecnologias. Segundo os especialistas, esses times precisam definir abordagens que se conectem aos resultados dos negócios. Para isso, devem ser traçados objetivos e prioridades de curto e longo prazo. As falhas de planejamento podem levar ao investimento em soluções transitórias ou ao abandono excessivo de ideias disruptivas.