Confira as principais notícias

5 tecnologias para o hospital do futuro

01/06/2020 - HG Code

É inegável o aumento na quantidade de pacientes com conhecimento em tecnologia. Nesse cenário, destaca-se que 77% desses pacientes têm opinião positiva sobre o uso de dispositivos móveis pelos profissionais de saúde em seu atendimento.

Por isso, trouxemos aqui 5 ferramentas tecnológicas que contribuem para amplificar a colaboração no trabalho médico colaborativo, muitas vezes à distância – o chamado m-Health (de Mobile Health) ou saúde móvel.

1 - TECNOLOGIA DE MONITORAMENTO REMOTO DE PACIENTES, E RASTREAMENTO DE ATIVOS E EQUIPES.

Com a nova tecnologia vestível sendo aplicada aos pacientes, por meio de pulseiras de identificação com código de barras, QR ou etiquetas inteligentes RFID.Os profissionais da saúde, para otimizar o tempo que dedicam aos doentes,, precisam ter, na palma da mão, tecnologia de captura e acesso a dados essenciais a fim de suportar as suas decisões clínicas. O valor agregado é imenso:

- Acesso fácil aos prontuários médicos
- A captura de informações vitais sobre o tratamento do paciente
- Mais tempo com os pacientes

Tenha acesso em tempo real aos dados médicos eletrônicos, em qualquer ponto do hospital, com os dispositivos móveis.

- Legibilidade de códigos de barras 1d e 2d
Com análise de dados 1D e 2D, scanners podem capturar uma ampla gama de dados.

Hospitais são instalações grandes e complexas o que torna o rastreamento de ativos, equipe e pacientes um desafio assustador. Em um esforço para reduzir essas perdas e aumentar a visibilidade, os hospitais estão adotando sistemas de localização em tempo real (RTLS) para rastrear automaticamente a posição em tempo real de tudo, trazendo:

- Rendimento:
Acompanhamento de pacientes – da admissão à alta hospitalar.

- Segurança dos pacientes:
O monitoramento de etiquetas em pulseira de bebê ou na bata de um paciente geriátrico

- Ativos:
O rastreamento de ativos como bombas de infusão, monitores cardíacos e cadeiras de rodas.

- Localização da equipe:
Identificação da localização física de um membro da equipe

2 - TECNOLOGIA DE TELE SAÚDE

Comunicação em áudio e vídeo, confiável e clara entre os médicos, pacientes e colegas de equipe, nos hospitais, ou prestando atendimento remoto usando telemedicina na rua e em qualquer lugar do mundo com eficiência e segurança. Conheça os benefícios:

- Conecte a sua equipe:
Graças à conectividade móvel sempre ativada, a equipe está em constante comunicação gerando eficácia e rapidez.

- Aumente a produtividade:
Com voz e dados integrados, os dispositivos móveis podem poupar de duas a seis horas por semana.

Responda prontamente às necessidades dos pacientes:
Com um link direto com os prontuários dos pacientes, os enfermeiros podem resolver os problemas com rapidez ao lado do leito.

3 - TECNOLOGIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Apesar de atualmente pouco explorados,, os sistemas de IA vêm sendo cada vez mais utilizados a fim de contribuir para a resolução de diversos problemas de saúde e a tendência é que a participação dessa tecnologia cresça cada vez mais. O potencial é enorme, confira abaixo alguns ganhos:

- Reforço no parecer do diagnóstico:
A inteligência artificial confere às máquinas a capacidade de raciocinar e aprender elementos extremamente úteis para o diagnóstico clínico.

- Alívio na carga de trabalho dos médicos:
Os exames laboratoriais, radiografias, tomografia computadorizada, a entrada de dados e outras tarefas rotineiras podem ser realizadas com o auxílio da inteligência artificial.

- Alertas e notificações:
Primeiramente, há recursos baseados na inteligência artificial que podem notificaros médicos, em tempo real, por meio do envio de alertas automatizados.

- Medicina preventiva:
Identificar e antecipar as necessidades dos pacientes, centros de saúde ou laboratórios clínicos é um excelente resultado da aplicação da inteligência artificial na medicina.

- Modelos algorítmicos:
Partindo de padrões de referência e dados de pacientes, podem criar modelos algorítmicos destinados a qualificar informações, e prever.

Apoiando globalmente a atuação dos profissionais de saúde.

4- TECNOLOGIA DE MELHORAMENTOS NA INTEROPERABILIDADE

De forma geral, basicamente, o conceito gira em torno do trabalho simultâneo entre diferentes sistemas operacionais (ou plataformas), que conseguem se comunicar mesmo com suas distinções, podendo interagir de maneira eficaz e segura.

A interoperabilidade na área da saúde vem sendo atestada como fundamental para o sucesso de um tratamento e até mesmo para salvar vidas.

- Controle e unificação de dados:
Padronização de dados sobre a saúde dos pacientes que são cadastradas nos prontuários eletrônicos e no sistema da instituição.

- Controle e tolerância a falhas:
Evita duplicação de exames. Como consequência, também reduz os custos ao evitar a repetição de procedimentos já feitos.

5 - TECNOLOGIA DE NUVEM

A computação em nuvem ajuda a aprimorar e agilizar os processos nos escritórios e já é utilizada como ferramenta de trabalho em inúmeros segmentos. Vários também são os benefícios do cloud computing na saúde e, por isso, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço nas clínicas médicas. Abaixo uma lista de regalias daqueles que já utilizam:

- Redução dos custos com infraestrutura:
Um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia é a economia com infraestrutura.

- Flexibilidade de acordo com a demanda:
O sistema da computação em nuvem pode ser implantado a partir da demanda e necessidade do hospital.

- Facilidade no armazenamento de dados:
Existem várias formas de armazenamento de dados, o que aumenta a eficácia e agilidade nos processos necessários para cada instituição.

- Facilidade no acesso às informações:
Como conta com sistemas de busca muito práticos, esse recurso garante maior agilidade na pesquisa por informações e no cruzamento de dados.

- Aumento da capacidade da equipe de TI:
Com as informações disponíveis na nuvem, os profissionais de saúde e até os pacientes podem ter acesso aos laudos e tratamentos, diminuindo a intervenção realizada pelos funcionários da área de TI.

Outras Notícias