O comportamento do consumidor mudou para sempre. Clientes desejam experiências inteligentes e conectadas. Por trás dos dispositivos, existem pessoas que esperam que as empresas as conheçam, desenvolvam um relacionamento personalizado e ofereçam produtos relevantes. E você pode não perceber, mas uma grande parte deles já vivencia novas experiências diárias com a ajuda da Inteligência Artificial.
Agora, pense no futuro. Imagine a jornada atual do cliente com mais velocidade, dispositivos melhores e expectativas mais altas. Entregas ainda mais rápidas, mais opções de compras e respostas instantâneas das empresas estão na lista de expectativas dos clientes. E basta uma experiência ruim para você perdê-los.
Todas as interações do cliente com uma marca criam uma quantidade de dados muito maior do que antes, gerando oportunidades inéditas de conexão das empresas com eles. No entanto, por falta de recursos – tempo, tecnologia ou pessoas – muitas empresas vão deixar de transformar esses dados em insights. Na verdade, um estudo da Salesforce indica que só 1% desses novos dados são usados, e que 77% dos negócios não se conectam com os clientes.
É preciso usar esses dados com inteligência. “O cliente não vê mais os canais”, consultor estratégico especializado em varejo, liderança, marketing e métricas. “Para eles, é tudo uma coisa só. Os varejistas que entendem e executam isso estão indo muito bem. Os varejistas que estão com dificuldades usam o modelo antigo: você vem até nós e nós lhe vendemos alguma coisa. Eles estão morrendo rapidamente. É tudo sobre ajudar, envolver e criar opções para o cliente, em vez de apenas vender o produto olhando para o preço”.
Onde entra a IA
É nesse cenário que entra a IA e o Salesforce Einstein. O Salesforce Einstein traz inteligência artificial para CRM, de forma acessível para todos. Eles ajudam a analisar os dados, trazer insights e deixar seu negócio e o relacionamento com o cliente mais inteligente. A IA de hoje é uma fórmula: big data + computação em nuvem + bons modelos de dados = empresas mais inteligentes. A IA não está mudando apenas a forma como os consumidores se comportam. Está também dando poder para as empresas oferecerem experiências realmente personalizadas para seus clientes.
Empresas com grande visão de futuro já estão usando inteligência artificial para descobrir padrões e identificar oportunidades, com benefício imediato no relacionamento com os clientes. Mas como exatamente a IA pode ajudar na experiência dos clientes? Separamos quatro áreas em que você pode pensar na ajuda da IA para encantar seus clientes. Confira:
Vendas
- Recursos para prever o fechamento de oportunidades e exceder as expectativas dos clientes.
- Automatização de tarefas manuais diárias que tomam tempo precioso da equipe, liberando-a para investir em estratégias para melhorar a experiência dos clientes.
Atendimento
- Ajuda a entender as necessidades dos clientes.
- Dá proatividade, ao oferecer à equipe insights para resolver problemas antes mesmo que eles aconteçam.
Marketing
- Cria uma jornada preditiva com insights sobre os desejos e comportamento de cada cliente.
- Agrega inteligência à jornada de cada cliente para customizar experiências.
- Previsão do público ideal, conteúdo e tempo de envio para qualquer campanha.
- Recomendações de especialistas, artigos e tópicos em comunidades.
Plataformas
- Aprendizado constante com dados inseridos no CRM.
- Ganho de assertividade nas recomendações com o passar do tempo.
- Descoberta de insights mais profundos para impulsionar a inovação e criar aplicativos mais inteligentes.
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